domingo, 17 de fevereiro de 2013

O passo a passo para projetar sonhos e construir realidade

Meninas, mais uma feliz parceria pro nosso blog heim !

Se você está querendo construir, reformar, decorar... vamos "agilizar" pro seu lado e trazer matérias sobre "Arquitetura" com o nosso mais novo parceiro: o arquiteto Thales Righi.

O Thales é Arquiteto há 08 anos, com Mestrado em Projeto Arquitetônico pela Unicamp e Licenciatura em Construção Civil e Artes Visuais pela Belas Artes, sócio da FR Engenharia, Arquitetura e Construções (é mole ou quer mais ? rs ).

E a nossa pedido, ele vai escrever tudo oque você precisa saber para não entrar pelo "cano" na hora de construir. Tem muito profissional picareta nesse mercado minha gente, todo cuidado é pouco né ?

Vamos ao post então ?




O passo a passo para projetar sonhos e construir realidades.

Nos últimos anos o perfil dos brasileiros mudou muito, mas o sonho de ter a casa própria permanece. Na maioria das vezes a primeira casa construída é o lar para uma vida inteira, portanto os sonhos para se materializarem precisam ser planejados e estudados. Quando se constrói uma família e se começa a pensar em um lar, temos que visualizar as necessidades atuais e futuras, cada pessoa tem um perfil e por isso cada residência deve ser projetada sob medida, atendendo todas as necessidades e anseios do morador.
Frequentemente nos deparamos com as seguintes situações: Vou comprar ou comprei um terreno e agora, por onde começo? Nesse caso pode-se dizer que as pessoas têm particularidades e possibilidades diferentes, mas o passo a passo a ser seguido não tem muitas variações.
O primeiro passo, se o lote ainda não foi adquirido, é checar a situação de regularidade das certidões e impostos, para saber se está tudo em conformidade com as leis. Depois deve-se analisar as características do bairro quanto a tranquilidade, vizinhança, atividades presentes, infra estrutura e comércio. A segurança é um dos quesitos que mais conta na escolha ideal atualmente, nesse caso morar em condomínios é uma boa opção para quem costuma ficar fora de casa o dia todo e quer mais segurança e comodidade.
Escolhido o lote deve-se procurar um profissional para dar início a execução dos projetos, geralmente um arquiteto. O arquiteto fará reuniões com o proprietário para conhecer o perfil da família, a partir disto, o mesmo elabora um programa de necessidades com todos os ambientes e espaços necessários. É possível estimar qual será a área construída da residência, se o cliente não estipular uma meta. O profissional também irá analisar as condições gerais do lote, é de praxe pedir a um agrimensor um estudo planialtimétrico do terreno para se conhecer as condições gerais topográficas do lote. Insolação, vizinhança e ventilação também são quesitos muito importantes. O arquiteto então apresentará ao proprietário um projeto preliminar da residência para a análise conjunta. Uma vez definido o projeto é possível estimar qual será o valor aproximado da obra e após a definição do projeto arquitetônico ele será submetido à aprovação da prefeitura municipal e condomínio, se for o caso.
Ao mesmo tempo em que ocorre a aprovação, o cliente precisa executar os projetos complementares de engenharia, ou seja, estruturas, instalações prediais elétricas e hidráulicas. Algumas empresas oferecem os serviços de arquitetura e engenharia de forma conjunta o que facilita a contratação, trazendo economia e o controle dos projetos por parte do cliente. O engenheiro calculista responsável pelo projeto estrutural deverá pedir uma sondagem do solo, para se conhecer a composição e estimar o tipo de fundação ideal. Os projetos estruturais costumam ser compostos por: fundações, pilares, colunas, vigas,etc. Ele também fará o projeto de instalações elétricas e hidráulicas baseando-se no projeto de luminotécnica do arquiteto (locações de tomadas, interruptores, luminárias, etc). As instalações hidráulicas são compostas de esgoto, drenagem de águas pluviais (telhado e piso), água fria e quente. Alguns profissionais elaboram listas de materiais (ferragem, concreto e formas, cabos, tomadas, tubulações, registros, etc) o que facilita o orçamento e as compras pelo proprietário.
Após a execução dos projetos pode-se contratar a mão de obra que deve ser acompanhada e fiscalizada por um profissional habilitado. A produção dos projetos também facilita a orçamentação para empréstimos financeiros e compras de materiais. Pode-se contratar empreiteiros de obras ou construtoras para a execução da casa, nessa fase é importante exigir notas fiscais dos prestadores de serviço, pois as mesmas geram abatimentos nos impostos na hora de requerer o habite-se ao final da obra.





Thales Filipini Righi
Arquiteto e Urbanista
Mestre em Engenharia Civil
Professor de arquitetura da CEUNSP – Salto, UNIP- Jundiaí e Etec Vasco Antonio Venchiarutti


Nenhum comentário: