quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Toque de alma - Autoestima, como está a sua?

Promessa é dívida aqui no Dona Morena e a gente tá tão feliz :)

Lembra daquela história que escrevemos bem no dia que lançamos o blog ? Então, a gente não quer só falar de moda, mas de tudo aquilo que ajuda a gente a ser mais e melhor, sempre :)

Hoje estréia em grande estilo a nossa coluna de bem estar, falando de saúde emocional. Quem vai estar com a gente nessa empreitada é a Psicóloga Rosângela Correia, que gentilmente aceitou o nosso convite. 

Ela é formada em Psicologia há 11 anos, com especialização em desenvolvimento do potencial humano, atua em psicologia organizacional e clínica.

Vale a pena conferir cada detalhe viu. Ela vai estar com a gente toda quinta-feira. Que assim seja!

Boa leitura.

Por Rosângela Correia

Olá Meninas(os)! Feliz por estar aqui com vocês, falando um pouco sobre a necessidade de cuidar das nossas emoções. O tema de hoje é "autoestima", vamos a ele!

O que é autoestima?

É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar confiar e gostar de si. 

Características da baixa autoestima:



  • Você pensa excessivamente sobre si mesmo, e analisa porque razão você é do jeito que é.
  • Você tem medo da adversidade, o que lhe provoca uma enorme angustia. Você pode ser alienado em relação e em oposição  aos seus pais, cuidadores e figuras de autoridade em geral.
  • Você não sorri facilmente. Você pode ter uma visão negativa, desesperançada de si mesmo, da sua família e sociedade.
  • Você sente-se muito cansado. Você pode estar relutante ou incapaz de definir e alcançar os seus objetivos.
  • Você fica com você mesmo. Você prefere ficar sozinho do que conhecer novas pessoas e estar com os outros.
  • Você afasta as pessoas. Você tem dificuldade em fazer e manter amigos.
  • Você evita olhar nos olhos dos outros. Você tem dificuldade com a confiança verdadeira, intimidade e afeto.
  • Você recusa-se a assumir riscos. Você sente-se carente e pode ter uma tendência a apegar-se à falsa independência.
  • Você pode criar efeitos e situações negativas. E em casos extremos, pode ser anti-social e talvez violento.
  • Coisas que outros não podem observar incluem: Você fala para si mesmo de forma negativa, você não diz a verdade  e/ou nem mantém a sua palavra, você não perdoa a si mesmo ou aos outros. Você pode não ter empatia, compaixão e remorso.

O que diminui a autoestima?


Críticas e autocríticas, culpa, abandono, rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, insegurança, medo, humilhação, raiva, e principalmente perdas e dependência financeira e emocional.


Quando começa a se formar?


Na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.

O que fazer para elevar a autoestima?


Aumentar a autoestima implica algumas mudanças de comportamento.  Pois ela é fruto da percepção que temos a nosso respeito, assim, precisamos encontrar meios de melhorar a nossa percepção.


Quatro dicas para elevar a autoestima:


1ª) Desafiar os pensamentos negativos que surgem a nosso respeito de maneira que nossa percepção seja mais próxima da realidade, identificar as qualidades e não apenas os defeitos.


2ª) Planejar e executar: Quando tenho sucesso em algo que me proponho a fazer fico orgulhoso e realizado. Alguns exemplos são: programar-se para ir à academia e cumprir isso, planejar fazer dieta e segui-la, etc.;


3ª) Melhorar a autoimagem: vestir-se de uma maneira que você se sinta bem, trabalhar para ter um corpo bonito, maquiar-se, perfumar-se, bronzear-se, etc.;

4ª) Mudança de pensamentos: mudar suas crenças negativas e, criar ou fortalecer as crenças positivas.Tratar-se com amor e carinho, ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança), manter dialogo interno, acreditar que merece ser amada e é especial.

Resultado da autoestima elevada: 
Você vai sentir-se mais à vontade em oferecer e receber elogios, sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem, harmonia entre o que sente e o que diz, diminuição da necessidade de aprovação, amor próprio aumenta, satisfação pessoal, melhor desempenho profissional.

E lembre-se "Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar" (Dalai Lama)




Nenhum comentário: