quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Você já pensou em procurar um Psicólogo ?

Mulherada, podem comemorar que hoje é quinta e quinta é dia de Toque de Alma!

Bôra para o post da nossa querida psico Rosângela Correia! Adoro :)




Por Rosângela Correia

Você já pensou em procurar um Psicólogo? Já pensou em fazer Psicoterapia?
A primeira reação de uma pessoa quando ouve essa sugestão é: o que? Essa pessoa acha que eu estou ficando louca? 

Claro que, entendemos essa reação, porque culturalmente o Psicólogo e a Psicoterapia estão associados à loucura ou uma patologia, uma doença mental.

No entanto, vamos fazer uma reflexão: será que diante de situações difíceis como perda de entes queridos, desemprego, mudanças, crises no casamento, descontentamento na criação dos filhos, insatisfações profissionais, insônia, decepções amorosas, dificuldades no dia a dia , problemas com baixa auto estima, em que as pessoas podem se sentir fragilizadas, inseguras e com dificuldades em se reorganizar, elas podem ser consideradas doentes? E os jovens que procuram a Orientação Vocacional para escolher a sua profissão? E a criança que apresenta dificuldades em relação ao seu desempenho escolar ou a socialização? Será que todas as pessoas que procuram um Psicólogo realmente estão necessariamente doentes?

Na verdade quando falamos de loucura, estamos falando de alguém que não tem o discernimento para buscar ajuda especializada. Não raro, são os familiares ou amigos, que acabam encaminhando para o atendimento especializada e o tratamento dos distúrbios mentais mais graves é realizado com uma equipe multiprofissional e com intervenção medicamentosa.


A psicoterapia antes de mais nada, é um processo de autoconhecimento, ou seja, promove um maior desenvolvimento da percepção que o indivíduo tem de si mesmo, de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos. Nem sempre as pessoas conseguem fazer essa auto-observação, e sofrem porque muitas vezes desconhecem as razões de seu agir, pensar ou sentir, gerando uma sensação de vazio, raiva ou frustração.

A psicoterapia não trata só dos sintomas já manifestos, ela busca fornecer subsídios para que a própria pessoa, entendendo melhor suas características, potencialidades e limites, previna a ocorrência de problemas psicológicos maiores.

É comum que as pessoas só recorram a um Psicólogo em casos extremos, quando o seu problema está tão sério que já interfere na dinâmica familiar, nas suas relações sociais e já produzem uma sério de sintomas, muitas vezes incapacitantes.
Não raro as pessoas chegam ao consultório com cados de depressão, transtornos de ansiedade, fobias, entre outras psicopatologias, que poderiam ser evitadas e tratadas se esse indivíduo se olhasse.

Então fique atento e mude seu conceito. O Psicólogo não pode ser substituído pelo seu amigo do peito. Ele é um profissional sério e capacitado para ajudá-lo a resolver as mais diversas questões existenciais e ajuda-lo a se ajustar no mundo.

Lembrem-se sempre, mente saudável, corpo saudável.

Um abraço.

Um comentário:

verinha disse...

é nunca procurei uma psicg. mas é um proficional qie sta ai para nos ajudar.