quarta-feira, 27 de março de 2013

TOC - Conheça mais sobre esse transtorno!

Pois é meninas, "ói nóis aqui traveiz", dando o ar da nossa graça no blog para mais um post da nossa psicóloga querida.

O tema hoje é TOC. Quem nunca achou que sofria desse mal né ? 

Vamos ao Post então...



Por Rosângela Correia

Olá meninas. Bom encontrar vocês novamente para falar de um assunto que a cada dia está mais em evidência, o TOC.
O TOC ou transtorno obsessivo-compulsivo, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade e sua principal característica é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.

Para entender melhor: 
Obsessão são pensamentos, idéias e imagens que acontecem de forma insistente, sem que a pessoa queira. Elas se repetem dentro da mente da pessoa e a única maneira de se "livrar" dessas sensações é agir compulsivamente, através de um "ritual", que segue regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas, ajudando assim a aliviar a ansiedade. 
Algumas pessoas com TOC acreditam que, caso não façam esse "ritual", alguma coisa muito terrível pode acontecer. O problema é que, os pensamentos obsessivos podem aumentar de incidência à medida que são realizados os rituais e logo se transformarão em um obstáculo para a vida da pessoa que sofre de TOC e da sua família.
Comumente, esses rituais se desenvolvem nas áreas da limpeza, checagem ou conferência, contagem, organização, simetria, colecionismo, e podem variar ao longo da evolução da doença.
As causas do TOC não são muito claras. Entendemos o problema como algo multifatorial.
Alguns estudos sugerem a existência de alterações na comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam a serotonina. Alguns fatores psicológicos e o histórico familiar também são apontados como possíveis causas desse distúrbio de ansiedade.
Em alguns momentos da vida, as pessoas podem manifestar rituais compulsivos sem que eles, necessariamente caracterizem o TOC. O principal sintoma da doença é a recorrência de pensamentos obsessivos, culminando na realização de um ritual compulsivo para amenizar a ansiedade. 
O importante é saber que o TOC tem tratamento, que pode ser medicamentoso ou não. Relembrando que a terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem não medicamentosa com comprovada eficácia sobre a doença. 
Lembre-se: nunca esconda ou negue a importância dos sintomas. Quanto mais se posterga o tratamento mais grave ficará o transtorno, comprometendo a vida da pessoa que sofre desse transtorno e também da sua família.
Na dúvida, procure sempre um bom profissional.

É isso aí meninas! Na dúvida procure sempre um bom profissional...
Grande beijo !

Nenhum comentário: