quarta-feira, 13 de março de 2013

Toque de Alma - Ansiedade.

Atenção mulherada, hoje é dia da nossa psico favorita...

E o tema é ansiedade. O mal da sociedade moderna certo?

Então.... leiam o post e aproveitem para se conhecer um pouquinho mais e melhor :)




Por Rosângela Correia

Quem, no mundo atual, nunca se sentiu ansioso ? 


A ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.

A ansiedade e o medo passam a ser um problema e uma patologia quando são exagerados, desproporcionais ou qualitativamente diferente do que se observa como padrão e interferem na nossa qualidade de vida, no conforto emocional ou no nosso desempenho.

A ansiedade patológica portanto,  caracteriza-se pela intensidade prolongada à situação gatilho, tornando difícil o controle dos sintomas físicos causando prejuízo na atividade social, dificultando e impossibilitando a adaptação. Ao contrário da ansiedade normal, a patológica nos paralisa, trazendo prejuízos ao nosso bem estar.

Uma maneira simples de diferenciar ansiedade normal de ansiedade patológica é avaliar se a reação ansiosa é de curta duração, autolimitada e relacionada a um problema real, que estamos vivenciando no momento, ou não. 

Os transtornos de ansiedade são quadros clínicos em que esses sintomas são primários, ou seja, não são derivados de outras condições psiquiátricas (depressões, psicoses, entre outros.).

No entanto, podem ocorrer casos em que vários transtornos estão presentes ao mesmo tempo e não se consegue identificar o que é primário e o que não é. Nesse caso dizemos que essa pessoa apresenta mais de um diagnóstico coexistente (comorbidade).

Os transtornos de ansiedade são os quadros psiquiátricos mais comuns tanto em crianças quanto em adultos, com uma prevalência estimada durante o período de vida de 9% e 15% respectivamente.

Os principais sintomas do transtorno de ansiedade são a inquietação, palpitações, sudorese ou opressão no peito, sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarréia, alguns apresentam mal estar respiratório, tensão muscular. Em mulheres pode causar disfunção hormonal, num ponto capaz de suspender a menstruação.

Os transtornos de ansiedade mais comuns são:
  • Síndrome do pânico
  • Fobias
  • Fobia social
  • Agorafobia
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
  • Transtorno de estresse pós-traumático
  • Transtorno de ansiedade generalizada

Como tratamos?


Em geral, o tratamento para um transtorno de ansiedade divide-se em três partes:
  • Medicação: geralmente antidepressivos e benzodiazepíncos (calmantes) são as medicações mais comumente empregadas, quando o psiquiatra ou o clínico julga necessário usá-las;
  • Psicoterapia: fundamental para saber a origem da ansiedade e como lidar com ela; a associação medicação + psicoterapia tem ótimos resultados;
  • Mudança de hábitos de vida: exercícios físicos, acupuntura, yoga, otimização dos horários de trabalho, higiene do sono, criação de "áreas de lazer" na grade horária semanal. Tais mudanças também são fundamentais para auxiliar o indivíduo a ficar menos ansioso.
Portanto, fiquem atentas ao seu corpo e não ignorem os sintomas de ansiedade. O que inicialmente pode parecer simples e sem importância, pode se tornar um transtorno com consequências bastante sérias.

Na duvida procure sempre um profissional capacitado, que poderá te informar e orientar.



Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom!!